Medicina do Trabalho

A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais.

Ela está diretamente ligada a normas governamentais que empresas devem cumprir na promoção de saúde do trabalhador.

As normativas da medicina do trabalho (que se integra a medicina ocupacional) servem para fazer o trabalhador exercer sua função sem que sua saúde e qualidade de vida estejam em risco.

Recomendações do médico do trabalho Dr César Brasileiro

Para cumprir com as normas, o trabalhador deverá ter um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Trata-se de um documento emitido em três vias.

Uma ficará com a empresa contratante, outra com o colaborador e a terceira com a clínica de medicina contratada.

Para receber o ASO, o trabalhador deverá fazer os exames médicos indicados para a área de atuação. Por exemplo, se ele trabalhará numa fábrica onde será exposto a ruídos altos, deverá fazer uma audiometria.

Entre em contato com a Clinique para medicina do trabalho, clicando aqui.

Quando procurar um médico do trabalho?

A medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma área obrigatória em qualquer empresa.

Além de ser obrigatório no aspecto legal e trabalhista, o exame médico é uma proteção tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Para a empresa, porque ela saberá que está contratando uma pessoa em condições saudáveis para trabalhar, com menor probabilidade de passar por contratempos no trabalho ou implicar gastos maiores a médio ou longo prazo.

Ela é essencial desde a contratação do funcionário, acompanhando a evolução de cada profissional em seu trabalho até seu desligamento da organização.

Entre em contato com a Clinique para medicina do trabalho, clicando aqui.

Graduado em Medicina – ITPAC (2015);

Especialização em medicina do trabalho (FIES/SOET);

Especialização em Clínica médica (UFRR) – Em andamento.

Fechar Menu